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Longe da crise: mercado das franquias continua crescendo

O segmento de franchising vem se destacando desde meados do século passado ao redor do mundo. No Brasil esse tipo de investimento começou a chamar a atenção após a década de 60, com a abertura de novos mercados. Mas só no ano de 1994 foi que o Governo Federal sancionou uma lei que regulamenta o setor de franquias.

Por suas origens mais independentes, esse mercado atrai os jovens e os empresários mais experientes que buscam estabilidade e segurança em seus investimentos, uma das principais características das franquias, que em meio à crise, se mantém estáveis.

Isso é o que acontece nos dias atuais, em meio às recessões econômicas, esse mercado vem crescendo na contramão de outros tipos de investimentos. No Brasil, onde a economia segue com dificuldades de se estabilizar, a Associação Brasileira de Franchising continua registrando aumento nos faturamentos anuais no setor. No ano de 2014, foi contabilizado um lucro de R$128,876 bi, em 2015, de R$139,593 bi e em 2016, de R$150 bi, um crescimento de mais de 8% em relação ao ano anterior.

No primeiro trimestre de 2017, o setor faturou cerca de 9,4% a mais que no mesmo período do último ano. Só o ramo da saúde, beleza e bem-estar cresceu 17%, ficando atrás apenas da hotelaria e turismo, que registou 31% de crescimento. E a expectativa é de que, para o final deste ano, os números sejam mais positivos ainda, segundo previsões da ABF, o mercado das franquias deve fechar com aumento de 9%, em relação à 2016, que gerou lucro 8% maior que 2015.

Junto com o aumento do faturamento, cresce também o número de lojas franqueadas, no primeiro trimestre foi registrado 1,3% na ampliação de negócios, e o que diminuiu foi o número de fechamento de lojas, cerca 0,3% a menos do que no último ano.

Mas o que está atrelado a esse crescimento em um ambiente marcado pela recessão? Segundo especialistas existem alguns pontos que podem ser destacados para esse fenômeno. Os franqueados da Depyl Action acreditam que estar em uma rede de lojas presente em todo país traz segurança.

Outros pontos destacados pela marca:
 – O primeiro fator influenciador é a segurança. Nesse tipo de investimento existe uma espécie de suporte para franqueados que possuem know-how, isso possibilita ao proprietário a opção de inovar e seguir tendências, de acordo com seus conhecimentos, gerando maior segurança.

 – A taxa de desemprego também influencia muito no crescimento das franquias. Com a crise econômica, várias empresas tiveram que se reestruturar, o que culminou na demissão de diversas pessoas, que nessa situação, viram a oportunidade de investir no próprio negócio franqueado, aquecendo o mercado.

 – Investimento com segurança é mais um dos aspectos positivos para o setor. E a possibilidade de retorno com menor risco atrai investidores novos e também aqueles com mais experiência.

 – A disposição para empreender no Brasil vem se destacando. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, a taxa de pessoas que buscam seu próprio negócio atingiu cerca 40%, a maior já registrada.

Se interessou pelo marcado das franquias?
Selecionamos algumas dicas fundamentais para você ingressar nesse ramo:
Antes de mais nada, tenha coragem e iniciativa para começar. O melhor momento é esse. Se organize, estude o mercado, e dê o pontapé inicial para esse negócio.

Além de pensar no lucro, pense também em um mercado que você goste. Priorize a imagem e ganhe clientes com a máxima qualidade nos serviços prestados. O aumento de sua receita será consequência disso.

Publicado originalmente em: www.omelhordecg.com.br