Normalmente, as empresas se acautelam nas crises, porque elas geram muitas inseguranças na economia.
No fundo as crises nos forçam a rever planos e reduzir custos, o que não é ruim, principalmente quando se aumenta a eficiência da empresa, com cortes precisos e bem feitos.
Mas nada melhor nesta hora do que ver as oportunidades que aparecem, e que muitos não vêem, e mesmo os que as enxergam, não tem coragem para agir.
Cerca de 90% das grandes empresas no Brasil nasceram ou deram saltos nos seus resultados nas crises. E olha que o Brasil é pródigo em crises de todo o tipo, nos tornando vulneráveis e, ao mesmo tempo, fortes o suficiente para sobreviver a todas elas.
Nas crises, as empresas tem de ser mais criativas, e buscar maneiras de se sobressair no seu mercado, de conquistar seu consumidor, de vencer os seus concorrentes. Enfim, é uma luta onde alguns sobrevivem, alguns saem do mercado e uns poucos aproveitam para crescer.
Normalmente, quem pensa a longo prazo, aproveita estes ajustes de mercado para poder garimpar as oportunidades e fazer bons negócios, como aquisições, fusões, ou mesmo aproveitar para crescer no seu mercado em cima dos seus concorrentes que congelaram seus investimentos, que é a maioria.
Com a alta do dólar, os grupos estrangeiros, mesmo receosos com a possibilidade do Brasil perder o grau de investimento de forma definitiva, estão aproveitando para comprar ativos no Brasil. Tudo ficou mais barato, e a gente sabe que este desequilíbrio é temporário e a médio e longo prazos, existe uma ajuste no valor dos ativos.
E mesmo investidores nacionais mais atentos estão buscando oportunidades de empresa para comprar na baixa, principalmente as que tem marcas e conceitos bons e estão enfrentando problemas de gestão. E no setor de franquias está cheio de oportunidades, principalmente internacionais, pelas dificuldades naturais de crescimento que tem num mercado maduro como o nosso e em crise.
No fundo é fácil dizer, mas não é fácil agir num momento de mercado em queda, situação política indefinida, mercado mundial também receoso, com muitas variáveis incontroláveis.
O mercado mundial está com muitos recursos para serem aplicados em bons projetos, em boas empresas. O que não falta são recursos. E com muitos países com problemas, faltam novos projetos. Quem tem os recursos e busca oportunidades, acaba comprando empresas e abrindo novas franquias de sucesso.
Enfim, as crises são janelas de oportunidades. A gente não sabe direito quando esta janela vai se fechar, portanto, aproveite para se beneficar dela.
A Global Franchise atua há mais de 30 anos no Mercado de franquias e tem sempre uma oportunidade inédita que se encaixa com o seu perfil e o momento econômico do país. Nossas opções de franquias internacionais são certeza de sucesso pois inovam a maneira tradicional de fazer negócios do Brasil.
Conheça mais sobre as nossas oportunidades inéditas, entre em contato.